PORTUGAL CROSS COUNTRY 2019
- A Organização do Portugal Cross Country (PCC) cabe à Horizontes, inscrito com o NIF:515.091.944 sediada em Proença-a-Nova.
- O Portugal Cross Country (PCC) é um conjunto de eventos lúdico/desportivos, pedestres em natureza com características de montanha. Desenvolvem-se em percursos com a utilização de veredas, trilhos florestais, caminhos rurais, carreiros, trilhos pedestres e estradas de asfalto, com a utilização de GPS.
- DESCRIÇÃO DOS EVENTOS
-
Serão 3 Provas em 3 datas distintas:
- PCC – Abrantes -Caminhos do Tejo 9 e 10 de Fevereiro de 2019
- Será realizado em 2 dias, 2 etapas, 2 Ultramaratonas nos trilhos de Abrantes – Caminhos do Tejo.
- PCC – Costa Alentejana – Vicentina – 26 e 28 de Abril de 2019
- Será realizado em 4 dias, 3 etapas, 3 percursos diferentes na Costa Alentejana – Vicentina.
- PCC – São Pedro do Sul – 7 e 8 de Setembro de 2019
- Será realizado em 2 dias, 2 etapas, 2 percursos diferentes pelo planalto da Freita e a Serra de São Macário.
O itinerário de todas as provas será realizado a pé, a correr ou andar, e no menor tempo possível entre etapas, guiados por GPS e em autossuficiência.
Excecionalmente, caso se justifique, a organização poderá usar marcações fixas e móveis no terreno de forma a facilitar a leitura do caminho a seguir.
- Condições de Participação
- Ser maior de idade no dia da prova e encontrar-se em perfeitas condições de saúde.
- Termo de responsabilidade assinado e entregue no Check-In.
- Ter a plena consciência da extensão, especificidade da prova e ter adquirido uma real capacidade de autonomia pessoal para gerir as dificuldades e problemas que podem advir neste tipo de evento.
- Informar a Organização de qualquer problema de saúde que tenha, para conhecimento prévio dos primeiros socorros, caso necessite, tais como: diabetes, hipertensão, asma e outras doenças crónicas.
- A Organização reserva-se no direito de excluir do evento, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através de seu comportamento, condicione a gestão e/ou o seu bom funcionamento. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado.
- Etapas
- Todas as provas serão divididas por etapas, em autonomia total entre elas e guiado por GPS. Isto quer dizer que o percurso não estará balizado e não haverá Bases de Abastecimentos.
- As provas são realizadas exclusivamente na categoria solo.
- GPS
- O GPS para além de funcionar como seu guia no terreno, será através dele que será efetuada a confirmação do seu percurso. A não entrega do equipamento no final da prova para descarregar motiva a desclassificação.
- É um equipamento obrigatório e deve ter como requisito principal a sua autonomia.
- O equipamento deverá ter a possibilidade de trocar as baterias em qualquer momento da prova.
- Caso não tenha GPS a organização terá uma solução de venda do equipamento.
- O GPS é a única garantia de que o percurso a seguir é o correto.
- A organização fornecerá os “tracks” com a antecedência necessária para analisá-los e introduzir no GPS. Se persistirem dúvidas não se preocupe que a organização terá uma solução de ajuda.
- Autossuficiência
- Estas provas são para ser disputadas pelos atletas em autossuficiência total (Self-Supported).
- O participante não poderá beneficiar-se de qualquer ajuda exterior durante as etapas, sob pena de ser excluído da prova.
- Para efeitos do número anterior, considera-se ajuda exterior toda e qualquer ação pré-programada de providenciar ajuda sob qualquer forma física a um participante, quer este a solicite ou não.
- Excetua-se ao disposto nos números anteriores, a ajuda prestada pela Organização, quando os participantes a solicitem, estando neste caso prevista uma penalização de uma hora, sem prejuízo de situações de emergência médica.
- É admissível o auxílio entre os participantes, enquanto estes se encontrem a realizar a prova.
- Durante a prova é permitido abastecer-se de forma autónoma e não previamente planeada, do que quer que seja em estabelecimentos privados ou públicos.
- Dorsal/Peitoral
- O número do atleta é pessoal e intransferível e terá que estar sempre visível durante a prova, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona do peito ou do abdómen, sobre a perna ou nas costas.
- Não deverá dar o seu dorsal a outro atleta sem a permissão da Organização. O seguro está direcionado à pessoa originalmente inscrita.
- Assistência ao participante
- A assistência pessoal é permitida nos 100 metros que antecedem a entrada nos postos de controlo/abastecimento na área especificamente destinada a isso.
- Nenhum atleta pode ser acompanhado, durante todo ou parte do percurso, por pessoas não acreditadas, exceto nas zonas de tolerância, definidas na alínea anterior.
- Será também proibida a circulação de carros de apoios de equipas no percurso, devendo estes permanecer nos pontos de chegada
- Material Obrigatório
Esta listagem poderá sofrer alterações que neste caso, serão comunicadas no guia do participante:
- Reserva alimentar;
- Reservatório para líquidos com pelo menos 0,5l de capacidade;
- Manta de sobrevivência;
- Apito;
- Impermeável;
- Telemóvel;
- Frontal;
- GPS (Pode ser utlizado GPS de pulso)
- Material Recomendado
- Calças compridas, que no mínimo cubram o joelho
- Porta-resíduos, integrado ou não na mochila
- Luvas, gorro, boné ou “buff” (de acordo com a previsão do tempo)
- Bastões, ligadura ou banda elástica, protetor solar, vaselina ou creme antifricção, kit costura.
- Antiácido para problemas digestivos
- Tabletes de chocolates, barras energéticas, peças de frutas.
- Saquetas de sal e açúcar
- Quantia em numerário (para fazer face a algum imprevisto)
Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de se certificarem que está em perfeitas condições para a realização da prova.
- Veja em Inscrições mais informaçõesdetalhadas
- As taxas de inscrição incluem IVA à taxa em vigor.
- Os meios de pagamento disponíveis são: Transferência Bancária, Referência Multibanco e PayPal.
- O envio do comprovativo de pagamento só é necessário para pagamento efetuado por transferência bancária
- Envio da fatura deverá ser solicitado por correio eletrónico à organização dentro de 15 dias após o pagamento, conforme a lei, indicando o nome, morada e número de contribuinte.
- Após o fecho de inscrições, não são permitidas quaisquer alterações.
- Além de expressamente concordar com os termos do presente Regulamento, os participantes deverão firmar Termo de Responsabilidade, para download na página do evento, a ser impresso e ser entregue pelo atleta no momento da retirada dos kits da prova.
- Ao efetuar a inscrição e entregar o Termo de Responsabilidade, o participante assume os riscos decorrentes de sua participação no Evento e total responsabilidade pelas possíveis consequências, inclusive envolvimento em acidentes seguidos de lesões ou morte, salvo se causados por culpa exclusiva da Organização.
- A troca de inscrição ou de tipo de prova só poderá ser efetuada até o último dia de inscrições, após essa data não serão permitidas as trocas.
- Caso a alteração seja para uma prova com valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao pagamento do diferencial, nos valores em vigor à data da alteração
- Se a alteração for para uma prova com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar à devolução do diferencial.
- Levantamento do Kit do Atleta – Check-IN
- Para efetuar o ‘’Check-In’’ os participantes devem apresentar os seguintes documentos:
- B.I./C.C. ou Passaporte.
- O levantamento do kit de atleta deverá ser levantado pelo próprio. O levantamento por terceiros só é permitido mediante comprovativo de autorização, documento em downloads.
- Em caso de desistência, ficará o montante desta edição em crédito para o mesmo atleta ou outro que indicar, em exclusivo para a edição do Portugal Cross Country 2020 ou umas das provas organizadas pela Horizontes, de acordo com a seguinte tabela:
Desistências | Montante em crédito |
---|---|
Até 15 dias antes do evento | 75% |
A partir de 15 dias antes do evento | Não haverá direito a crédito |
- Os participantes estarão automaticamente segurados, de acordo com o Decreto Lei nº 10/2009, de 12 de janeiro.
- Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contactar a organização, a qual providenciará o seu encaminhamento para a instituição médica mais próxima, juntamente com o impresso de participação de sinistro. Por vezes e, dada a urgência/gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro. Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.
- O pagamento da franquia do seguro, em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas.
- Os custos serão suportados pelo sinistrado e reembolsados posteriormente pela companhia de seguros.
- A organização declina qualquer tipo de pagamento.
- A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.
- Em caso de sinistro o seguro deve ser ativado até 24 horas após o evento e a organização informada.
- Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros homens e mulheres na classificação geral de cada prova.
- O tempo final de cada prova é soma do menor tempos entre as etapas.
- Não há prémios em dinheiro.
- Cada corredor que completar a corrida será dado um prémio de “finisher”.
- Um ranking geral será elaborado de todos os participantes, bem como rankings para homens e mulheres.
- PENALIZAÇÕES
- A direção da prova e os chefes de controlo presentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova e por isso estão autorizados a aplicar penalizações e desclassificações, estabelecidas na tabela abaixo.
- INFRAÇÃO/ SANÇÃO
- Recusar dar assistência a pessoa em dificuldade.Desclassificação
- Abandonar a prova sem avisar a organização.Desclassificação
- Partilhar o peitoral com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso.Desclassificação
- Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova, atalhando intencionalmente opercurso.Desclassificação
- Utilizar transporte não autorizado.Desclassificação
- Faltar ao respeito para com a organização ou outros participantes (agressão ou insulto) Desclassificação
- Ausência do material obrigatório e/ou recusa da sua apresentação, se solicitado pela organização. Desclassificação
- Ausência do material obrigatório e/ou recusa da sua apresentação, se solicitado pela organização. Desclassificação
- Pedir ajuda sem necessidade fundamentada.Desclassificação
- Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente.Desclassificação
- Receber ajuda externa fora das áreas definidas pela organização.Desclassificação
- Fazer-se acompanhar por pessoas não acreditadas pela organização, exceto nas áreas definidas pela organização.Desclassificação
- Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao diretor da prova até duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, n.º do peitoral e motivos alegados.
- O Diretor da prova pronunciar-se até 12 horas após a reclamação efetivada.
- As classificações estarão oficialmente on line no site do evento até 24 horas depois do término do evento.
- Os participantes, têm ainda um prazo de 24 horas, para a apresentação de reclamações de classificações através do email: geral@horizontes.com.pt
- A Organização da prova do Portugal Cross Country (PCC), respetivos patrocinadores e as entidades que colaboram na organização desta manifestação desportiva reservam-se os direitos de utilizarem livremente em todos os países e sob todas as formas, a participação dos concorrentes, assim como os resultados por eles obtidos.
- A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada pela Organização do evento e jornalistas para posterior aproveitamento publicitário.
- Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem deverão notificar a Organização com antecipação e por escrito. Caso contrário, estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer tempo, sem direito a receber compensação financeira por parte da organização.
- A Organização declina toda a responsabilidade em caso de acidente, negligência, roubo, assim como dos objetos e valores de cada participante.
- Todas as dúvidas sobre a interpretação do Regulamento e demais casos relacionados com a prova serão analisadas e decididos pela Organização do Evento.
- Compete exclusivamente à Organização aprovar qualquer correção que considere oportuna e a qualquer tempo, a qual será divulgada na Internet, no site oficial do evento, no guia do participante e no secretariado.
- Caso o presente Regulamento venha a ser publicado noutros idiomas e em caso de dúvidas relativas à sua interpretação, o texto Português será o único considerado como válido.
- Por força da inscrição, pagamento e participação no do Portugal Cross Country (PCC), o concorrente reconhece que leu, compreendeu e aceitou, sem reservas, os termos e condições da participação no evento previsto no Regulamento da prova.
- A organização, em casos de mau tempo e/ou por razões de segurança, reserva-se o direito de interromper, mudar horários ou suspender a realização da prova na data e local previsto. Nestes casos, não haverá qualquer reembolso a fazer aos concorrentes das verbas já pagas ou aos patrocinadores.
- Fica estabelecido o Fórum da Justiça do domicílio da Empresa Horizontes.
Proença a Nova, 17 de Dezembro de 2018.